terça-feira, 23 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
Ed. Física Escolar de antes... e agora
terça-feira, 9 de março de 2010
Carruagens de fogo
sexta-feira, 5 de março de 2010
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
1) O que lhe motivou a cursar Educação Física?
2) O que pretende fazer após a conclusão dele?
3) O que é Educação Física?
4) O que é Esporte?
5) Qual a função de um profissional da Educação Física?
6) Para que serve a disciplina de História da Educação Física no ensino superior?
7) Quais seriam seus principais a) objetivos, b) conteúdos, c)métodos?
8) O que se espera de um; a) docente universitário, b) aluno universitário?
9) O que se espera de um; a) professor de ensino básico, b) aluno de ensino básico?
10) O que se espera que um aluno de ensino básico aprenda na aula de educação física?
Avaliação da disciplina
AVALIAÇÃO
1. Avaliação Conceitual
1.1. Tarefas (resenhas de textos, seminários, participação) = (03/10)
O seminário deverá ser apresentado em grupo e com texto entregue, em data definida pelo professor.
1.2. Trabalho final = (07/10)
Trabalho final deverá ser produzido em grupo e produzido a partir de uma investigação em campo.
2. Avaliação Regimental = (10/10)
A avaliação exigirá conhecimentos discutidos em aulas e em textos fornecidos durante as mesmas.
3. Média final = (Avaliação Conceitual + Avaliação Regimental)
2
Bibliografia da disciplina
BÁSICA
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 8.ed.. Papirus. Campinas/SP. 2003.
GEBARA, Ademir; BRAMANTE, Antonio Carlos; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de; FREIRE, João Batista; MOREIRA, Wagner Wey; SOARES, Carmen Lúcia. Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. 10.ed.. Papirus. Campinas/SP. 2003.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito, educação física brasileira. 2.ed.. Shape. Rio de Janeiro. 2005.
COMPLEMENTAR
CARDOSO, Maurício. 100 anos de Olímpiadas de Atenas a Atlanta. Scritta. SÃO PAULO. 1996.
DACOSTA, Lamartine; BISPO, Évlen; MIRAGAYA, Ana. Atlas do Esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Shape. Rio de Janeiro. 2005.
FERRAZ, O., OKUMA, S. Pedagogia do Movimento Humano Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, v.13, p.78-87, dez. 1999. N.esp.
FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa histórica na educação física. UFES. VITÓRIA. 1997.
GAIARSA, José A.. O que é corpo. Brasiliense. SÃO PAULO. 1986.
GENOVEZ, Patrícia Falco. Bibliografia brasileira sobre história da educação física e do esporte. Editoria Central Universidade Gama Filho. RIO DE JANEIRO. 1998.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 4.ed. . Universidade Católica de Campinas. BRASÍLIA. 1963.
MARINHO, Inezil Penna. História da educação física e dos desportos no Brasil : Brasil Colônia - Brasil - Império - Brasil República-v.2. . RIO DE JANEIRO. 1952.
MARINHO, Inezil Penna. História geral da educação física. Brasil. SÃO PAULO. .
MARINHO, Inezil Penna; GOELLER, Silvana Vilodre; Org.. Inezil Penna Marinho: coletânea de textos. UFRGS/Colégio Bras. de Ciências do Esporte. PORTO ALEGRE. 2005.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. 11 . Brasiliense. SÃO PAULO. 1994.
RAMOS, Jayr Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nossos dias. IBRASA. SÃO PAULO. 1983.
SILVA, Florisvaldo Correia da. História e organização da educação física. Mogi Book. MOGI DAS CRUZES. 1989.
SOUZA, G. B. Princípios e valorização do judô na vida cotidiana de mestres da região de Mogi das Cruzes, Dissertação de mestrado, São Paulo, USP, 2010.
TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corpuris, v.3, n.2, p.9-50, 1996.
TANI, G. Preparação profissional
TUBINO, Manuel José Gomes. O que é esporte. Brasiliense. SÃO PAULO. 1994.
TUBINO, Manuel José Gomes. Teoria geral do esporte. IBRASA. SÃO PAULO. 1987.
VERENGUER R. C. G. *Dimensões profissionais e acadêmicas da educação física no Brasil: Uma síntese das discussões, Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 11(2):164-75, jul./dez. 1997.
Objetivos da disciplina
EMENTA
Estudo e compreensão da História da Educação Física e das tendências pedagógicas construídas historicamente no campo da Educação Física Brasileira. Análise do movimento renovador a partir dos anos 80.
OBJETIVOS
Apresentar, discutir e analisar fundamentos e conceitos da Educação Física enquanto área de conhecimento e as concepções de Educação Física no passado, entender os fenômenos envolvidos com ele no presente, criando perspectivas para o futuro. Considerando a produção cultural da sociedade a partir do movimento humano como linguagem, produto e produtora de cultura.
O curso deverá proporcionar aos alunos a conceituação e o desenvolvimento da análise crítica sobre a Educação Física inscrita no processo histórico, compreensão sobre os valores inerentes à Educação Física atuais, tendo em vista o processo histórico pelo qual passaram.
Programa da disciplina
1. INTRODUÇÃO 1.1. Avaliação Diagnóstica, Apresentação do Programa |
1.2. Problematização e atualidades nos estudos em História da Educação Física |
1.3. Panorama das instituições |
1.4. Mecanismos de Pesquisa em História da Educação Física |
1.5. O Movimento Humano: relações sociais entre os primitivos a partir dele |
2. FUNDAMENTOS 2.1. Entendimento histórico de Corpo |
2.2. Entendimento histórico de Atividade Física |
2.3. Entendimento histórico de Educação Física |
2.4. Entendimento histórico de Esporte |
3. MUNDO 3.1. Educação Física na Antiguidade (Grécia e Roma) |
3.2. Educação Física na Idade Média |
3.3. Educação Física na Modernidade |
Avaliação Regimental |
3.4. Educação Física na Contemporaneidade |
4. BRASIL 4.1. Educação Física no Brasil (período colonial, imperial e republicano, início do Século XX até os dias atuais) |
4.2. Educação Física nas Escolas |
4.3. Esporte no Brasil: Introdução e desenvolvimento |
4.4. Tendências Pedagógicas da Educação Física Escolar |
4.5. Propostas históricas |
Avaliação Substitutiva |
Exame Final |